Subscribe Twitter

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Curiosidades: Unhas

Meninas,

Novo post sobre unhas... algumas curiosidades!!!



Você sabia, por exemplo, que no Egito Antigo, as mulheres tingiam as unhas e que naquela época os esmaltes eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelhas?

A secagem era lenta e a película que se formava sobre a unha absorvia a poeira e saía com facilidade... =/

A cor, em princípio, era preta e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais clara e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.

Cleópatra,criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história ou a lenda, uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada.

Nossa Senhora!! Executada por usar um esmlate vermelho??? Só a Cleópatra mesmo... Ainda bem que nos tempos atuais não tem isso né?? = ]

Outra rainha egípcia, Nefertiti, conhecida por sua beleza, também era fã de vermelho e pintava as unhas das mãos e pés com a cor da pedra mais desejada: o Rubi..

Já na China antiga, as unhas compridas eram cultuadas como sinônimo de nobreza e os guerreiros, em demonstração de poder e coragem, pintavam as unhas de preto antes de partirem para a batalha.


Ainda bem que esse costume não passou para o lado Ocidental… Pelo menos quando se pinta de preto, vermelho ou branco talvez a única batalha seja mesmo a da conquista!


Espero que tenham gostado da curiosidade!!!


fonte: Você Sabia.net

1 comentários:

Flávia disse...

querida, amei seu blog.
esta postagem sobre as unhas e suas curiosidades está fantástica. Já estou seguindo seu blog. Bjs

www.flaviashiroma.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...