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terça-feira, 11 de maio de 2010

Dicas para se alimentar na tensão pré menstrual




Tensão Pré Menstrual (TPM) é um desequilíbrio orgânico que atinge a maioria das mulheres entre 20 e 45 anos. Pesquisas demostram que a principal causa da TPM provém de uma deficiência nutricional, e a saúde dos indivíduos está diretamente relacionada com a qualidade de sua alimentação. Mesmo possuindo bons hábitos alimentares, muitas mulheres podem apresentar deficiências de nutrientes essenciais no organismo, como a ácido gamalinolênico-GLA-, que levam a um desequilíbrio no organismo, que se manifesta pelos sintomas característicos da TPM( seios inchados e doloridos, insônia, dor de cabeça, dores musculares, retenção de líquidos, ganho de peso, vontade de comer doces, tensão, irritabilidade, depressão, ansiedade, desânimo, crises de choro.
Para suprir essa carência nutricional de GLA, seria importante adotar alguns hábitos alimentares, além de uma suplementação dietética de gérmen de trigo ou vitamina E.
Oscilações hormonais, que ocorrem durante o ciclo menstrual, contribuem nos sintomas da TPM. A queda do estrogênio e progesterona antes da menstruação está ligada á diminuição da serotonina. A retenção de líquido é devida á influência do hormônio progesterona. A diminuição do sal alivia a retenção de líquidos e aumentar o consumo de verduras contribui para a manutenção da serotonina.
Alimentos ricos em vitamina E, como amêndoas, avelãs (Que eu adoro!!! Principalmente chocolate com avelã!!! rsrrs.. ), castanhas, agrião, cereais integrais, e alimentos ricos em ácidos graxos, como óleos vegetais, salmão e frutos do mar, ajudam a amenizar a dor nos seios e cólicas, porque regulam a produção do hormônio prostraglandina, responsável pelas sensações dolorosas.
A vitamina B6, presente em alimentos com gérmen de trigo, aveia, batata, amendoim, nozes, diminui a irritabilidade, pois atua na produção de serotonina e de outras substâncias cerebrais ligadas ao bem-estar.
Alimentos ricos em cálcio (soja, leite e derivados, figo, milho) e em magnésio (cereais integrais, lentilha, espinafre, agrião, rúcula), aliviam o inchaço, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e a sensibilidade nas mamas.
Evite alimentos como salame, salsicha (contém nitritos), chocolates, banana, queijos fortes e vinho tinto(contém tiramina), chá preto, café (contém cafeína); essas substâncias (nitritos, tiramina, cafeina), desencadeiam enxaqueca. (Ai que triste.. chocolate... eu como muito quando estou com TPM e tenho fortes dores de cabeça!!! =/ )
Certos alimentos como: alface, pepino, aipo, tomate, melancia, mamão, agrião, espinafre, repolho cru, uva, leite), ajudam a prevenir o inchaço.
Como a alimentação interfere na TPM, procure então, adotar os seguintes hábitos alimentares:
-Diminuir o consumo de açúcar refinado, sal, carnes vermelhas, álcool, café, chá, chocolate;
-Aumente o consumo de peixes, aves, cereais integrais e legumes.
-Ingira alimentos ricos em B6, zinco, magnésio, cálcio e vitamina E.


Fonte: Dieta Certa

Espero que tenham gostado das dicas!!

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